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Home / Sem categoria  / Liderança em foco – em momentos de crise, que tipo de empresário você quer ser?

Maio de 2020
Por Rildo José de Oliveira e Rafaela Dias Vieira Oliveira
(Empresários, proprietários da Fábrika de Etiquetas)

A crise provocada pela pandemia chegou e pegou todos de surpresa. Nem os maiores analistas de risco previram uma situação desse tamanho. Empresas pequenas e gigantes do mercado, startup já consolidadas, unicórnios ou não, se preocupam com o cenário atual.

E empreendedores de todo mundo ficaram em pé de igualdade quanto aos desafios de que tipo de reação tomar para encontrar um bolsão de ar em meio o tsunami.

Toda essa verdade meio cinematográfica não foi capaz de sobrepor o espirito adaptável e versátil dos brasileiros, vimos muitos casos de empresas que se moveram muito rápido e usando de muita perspicácia e senso de oportunidade, se agarram à esperança de sobreviver a decretos, desinformação queda de faturamento instabilidade política, e até a morte. E estão provando que nada é impossível ao que crê.

Empresas diminuíram seus quadros e usaram os auxílios que o governo está promovendo. “Quem não fez nenhuma suspensão de contrato de trabalho, que atire a primeira pedra!”. Buscamos conhecimento da situação, entramos em contato com nossos clientes, tranquilizamos nossas equipes, buscamos algum financiamento ou usamos nossos próprios capitais. Participamos de lives, cursos, diminuímos o desperdício, apertamos os cintos, e a ação principal que veio fazendo uma diferença enorme no dia a adia de quase 100% dos negócios do Brasil: colocaram de vez seus produtos e serviços na internet.

Os negócios online cresceram mais de 100% no Brasil, houve uma maturação desse comércio virtual, que forçou uma mudança drástica que se daria em anos, em apenas algumas semanas.

As tele consultas médicas, aulas de diversos cursos e até academias, foram para na internet, transação bancárias, supermercados, vestuário. Vimos muitas empresas pegando carona na procura por EPIS por parte das equipes de saúde e mudando seu parque fabril para atender de forma emergencial nossos heróis da vida real, e com isso reforçando seus caixas.

Está sendo um período muito desafiador e que testa a resiliência e criatividade dos empreendedores e empresas ao nível mais elevado da história moderna.

Caberá uma dose maciça de humildade para voltar às origens e corrigir falhas e vícios e olhar com outros olhos suas fraquezas e pontos fortes para sair com muitos hematomas, mas ter ainda a oportunidade de estar no ‘game’ ainda, para operar num novo mundo, com novos costumes, hábitos, valores e oportunidades.

“Enquanto muitos choram, alguns vendem lenços”.

Estamos todos atentos nos países que começaram a abrir as suas economias, é até onde vemos um futuro promissor para pessoas adaptadas nos aguarda.